5 álbuns para conhecer

No post de hoje selecionamos 5 bons álbuns de vários gêneros lançados nos últimos meses. Como sempre, na nossa playlist (essa na barra da esquerda) você encontra todas as bandas citadas e outras mais que lançaram álbuns interessantes em 2018.


Banda: Alkaline Trio
Álbum: Is This Thing Cursed?
Lançamento: 31 de Agosto
Gênero: Punk Rock/Pop Punk
Para fãs de: Green Day, Samiam
5 anos separam "Is This Thing Cursed?" de seu antecessor. Nesse meio tempo, Matt Skiba, um dos vocalistas do Alkaline Trio, assumiu os vocais do Blink-182 após a saída de Tom DeLonge. Mas é com sua banda principal, ao lado do outro vocalista Dan Andriano, que ele se sente mais a vontade. Nela, as músicas tem um clima mais sombrio e gótico, principalmente nas letras, mas as melodias e refrões mantém a acessibilidade do pop punk, ainda que fiquem bem distante do nível pop do Blink-182 (ainda bem). Verdade que a banda não tem mais a mesma intensidade de seus primeiros anos de carreira mas, agora com mais de 20 anos de existência, o Alkaline Trio mostra maturidade tanto lírica quanto musical em "Is This Thing Curse?".




Banda: Bird Streets
Álbum: Bird Streets
Lançamento: 10 de Agosto
Gênero: Power Pop/Alternative Rock
Para fãs de: The Beatles, The Connels, Fastball
Bird Streets é um projeto  de John Brodeur e Jason Falkner. Os dois participaram do processo de composição e gravação mas é John Brodeur quem canta todas as músicas. Com 11 faixas totalizando 45 minutos, o álbum é uma coleção de músicas simples e agradáveis, recheadas de melodias beatlenianas misturadas com rock alternativo ao estilo Teenage Fanclub. A produção do álbum ajuda a capturar o clima amigável e ameno dos vocais e dos solos de guitarra. Os grandes destaques de "Bird Streets" são a dobradinha "Betting on the Sun" e "Direction", com estilos diferentes de refrões mas igualmente grudentos, e a faixa de encerramento "Until the Crown", com um pegada de rock anos 90 e um tom mais introspectivo nas letras.




Banda: Massive Wagons
Álbum: Full Nelson
Lançamento: 10 de Agosto
Gênero: Hard Rock/Rock'n'Roll
Para fãs de: Airbourne, Black Stone Cherry, UFO
O Massive Wagons é uma banda inglesa formada em 2009 com quatro álbuns lançados. "Full Nelson" é o mais recente deles e o melhor até aqui da banda. É rock'n'roll/hard rock feito da forma mais simples e direta: ótimos vocais, músicas altamente melódicas e animadas com grandes refrões e guitarras com timbres impecáveis. Para manter a tradição dos álbuns do estilo, há também a típica balada ("Northern Boy") com partes acústicas, solos e vocais emotivos. "Ratio" e "Tokyo", que já haviam sido lançadas em trabalhos anteriores da banda, finalizam o álbum com dois senhores refrões difíceis de não cantar.




Banda: Rain Devil
Álbum: The Joyful Apocalypse
Lançamento: 16 de Abril
Gênero: Stoner Metal/Grunge
Para fãs de: Black Pyramid, High on Fire, Soundgarden
Rain Devil é uma banda norte-americana do estado de Washington. Em seu primeiro álbum, o grupo faz um stoner metal que agradará a fãs de bandas como High on Fire, Wo Fat e Black Pyramid. O curioso é que a banda, no seu facebook, cita como principais influências só bandas de grunge ( Soundgarden, Pearl Jam, Mother Love Bone, Temple of the Dog, Mudhoney, Green River e Mad Season). Mas é difícil pensar em grunge após ouvir durante quase 35 minutos todo o peso dos riffs gordos de guitarras cheias de distorção típicas do stoner. Ainda assim, por vezes, os riffs trazem um pouco de Soundgarden à mente (justamente a banda grunge menos grunge e mais stoner). O momento do álbum em que percebe-se de forma mais clara a influência do grunge (principalmente de Alice in Chains) é na calma última música "My Own Hell".




Banda: System of Hate
Álbum: There Is No Madness Here
Lançamento: 17 de Agosto
Gênero: Post Punk/Industrial
Para fãs de: Killing Joke, Ministry, New Model Army
Para finalizar a lista, vem o segundo álbum do "System of Hate", banda formada em 2012 mas que conta com veteranos (ou tiozões) em sua formação. O site jurássico da banda (http://www.systemofhate.com/home.htm) denuncia ainda mais a idade avançada dos integrantes da banda. Mas, idades à parte, o grupo mostra muita vitalidade para fazer um álbum intenso, pesado e sombrio mas ao mesmo tempo dançante. Para isso, o "System of Hate" mistura post punk, industrial e gothic rock.  As linhas de baixo pulsante e a bateria feroz ditam o ritmo dançante das músicas, os teclados dão o clima sombrio e gótico enquanto as guitarras assumem um papel até secundário mas são importantes para dar um pouco de melodia em meio ao caos criado pelo ritmo marchante de baixo/bateria. Por fim, os vocais são, na maior parte do tempo, em tom agressivo. Em geral, os refrões baseiam-se na filosofia "menos é mais" se limitando a apenas cantar o título das músicas, o que funciona surpreendentemente bem dando força aos mesmos. O álbum inteiro é digno de uma audição cuidadosa mas os destaques são "We Who Walk With God", em que a bateria se destaca ainda mais e "III Are the Cursed", a música mais dançante e acessível do álbum (tanto que nela os vocais deixam de lado o tom agressivo).





Comentários

Postagens mais visitadas